quinta-feira, 17 de julho de 2008

O Caminho do Paraíso

A história a seguir será contada em duas partes, a primeira aconteceu comigo e a segunda, aconteceu com um amigo de um amigo de um vizinho do dono da padaria, ou pode ter acontecido comigo e até eu tenho vergonha de assumir. Doravante este indivíduo será chamado por ”PESSOA”.

A cidade de Oaxaca está localizada a cerca de 430 km da Cidade do México. O vôo é rápido e a paisagem é linda, vale a pena ser feito durante o dia, aproveite a ida porque geralmente na volta você não terá inspiração... se voltar. O vôo custa cerca de US$ 200,00 (Aeromexico) e ao contrário do que eu pensava, o avião é novo, limpo e sem galinhas e/ou porcos nos corredores.

Depois de deixar as malas no hotel, comprei um passeio pelos principais produtores de Mezcal da região. O passeio é recomendado para depois do almoço, ou no mínimo para depois das 10:00, não recomendo o consumo de Mezcal antes deste horário ou de barriga vazia. Toda pequena destilaria oferece shots de Mezcal, as conseqüências destas pequenas doses de alegria podem ser nefastas. Alias, elas foram quase trágicas.

Na terceira destilaria visitada, a Mezcal Mestico de Oaxaca, eu já estava um tanto alcoolizado. A visita é a mais legal de todas, você conhece todas as instalações. Começando pelas as plantações de Maguey Espadin; os buracos onde as piñas são cozidas por dois ou três dias; os moinhos de pedra onde as piñas são trituradas... estes moinhos funcionam com um burrinho bem simpático; as tinas de fermentação onde a massa triturada fica por até duas semanas, saindo um liquido com 7% de álcool e uma aparência horrível (esse troço era bebido pelos povos antigos e é chamada Pulque).

Depois acontece a mágica: o processo de destilação. Numa primeira etapa, o Pulque continua fermentando e atinge 20% de teor alcoólico, algumas destilarias fundo de quintal para o processo neste ponto, diluem e vendem como “el mas puro mezcal de Mexico”. Uma terceira etapa de fermentação eleva o teor alcoólico a 70% (melhor que muita coisa vendida nos postos do Brasil...), esse é o formato final do Mezcal. Depois disso o liquido é diluído em água destilada até atingir a graduação alcoólica de 40%. Este Mezcal é engarrafado e vendido como Jóven, ou envelhecido por seis meses e classificado como Reposado. A glória é envelhecer por um ano e chegar ao status de Añejo.

Graças a um folheto recebido na destilaria, ainda consigo lembrar de todos estes detalhes, nem sóbrio eu lembraria de tudo.

Se você for forte e tiver fé, os caminhos te levarão a Oaxaca. Se não tiver, seguem os dados abaixo:

Address in Tlacolula:

Mezcal Mistico
Palenque Doña Carmen Chagoya
Av. 2 de abril no. 154
Tlacolula
Oaxaca
CP 70400

Contact details:

Eric Hernández Cortés
Tel: +52 9 562 0146
Email:
mezcalm@prodigy.net.mx
www: http://www.angelfire.com/tn/mistico/

 

DSC00182
Os portões do paraiso devem ser parecidos com isso.
 

DSC00195
 Os Jardins do Édem devem ser parecidos com isso. Maguey Espadim.

DSC00207Aqui as piñas são trituradas e moidas, lamentavelmente não acheio foto do burrinho simpático. 

DSC00219
A mistura com aspecto repugnante: Pulque. 

DSC00227
Aqui a mágica acontece: tanques de fermentação.

DSC00238
O projeto dos Deuses: o supremo manjar dos Deus.

Nenhum comentário: